Soluções para instalação do Windows XP em HD SATA

Trago aqui algumas soluções para HD SATA não reconhecido durante instalação do Windows XP.
O Windows XP pode ter ou não Drivers nativos que possibilitem sua instalação em computadores com HD SATA (Serial ATA).
Usando-se um CD do Windows XP com o SP3 incorporado, a chance desse tipo de HD ser reconhecido é muito maior, pois na época do SP1 ou SP2 a tecnologia SATA ainda era recente. E como o SP3 é um pacote de atualização lançado há pouco, pode-se ter a sorte desse tipo de driver estar incorporado. Mas naturalmente, muitos usuários tem problemas, mesmo usando um CD do Windows XP com Service Pack 3. Qual é a lógica disso? Isso se deve ao fato de haver inúmeros fabricantes e inúmeros tipos de Placas-mãe.
Aqui mesmo no Blog há um CD do Windows XP SP3 com inúmeros drivers SATA inseridos.
Confira clicando Aqui!
Também usando esse CD, ainda há a chance do seu driver não estar incluso.
Nesse caso, você pode usar estes métodos:

1. Recorrer ao nLite e incorporar o seu próprio driver Sata ao seu CD de instalação do Windows XP.
Basta procurar os drivers da controladora SATA do seu desktop ou notebook no CD dos Drivers que veio junto ao PC ou na página de Download do fabricante do Seu PC ou do fabricante do chipset da placa-mãe.
O Driver Sata, geralmente tem menos de 500 KB de tamanho e pode ter o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID. Normalmente compostos de 3, 4 ou 5 arquivos (.INF, .CAT, .SYS). Alguns podem chegar ou passar de 1 MB de tamanho e ter também algumas dlls e arquivo .exe. Mas não ultrapassarão 1,44 MB que é o tamanho máximo que um Disquete comporta.
Em alguns casos, o fabricante disponibiliza o driver em imagem de disquete (.IMA) para ser gravado diretamente nesse tipo de mídia. Mas como Drive de Disquete já é algo ultrapassado, e geralmente ausente em PCs modernos, pode-se usar o UltraISO para extraí-los do arquivo .IMA, e, posteriormente integrá-lo ao CD do Windows XP com a ajuda do nLite.

2. Outro método que se pode tentar, é desabilitar o suporte SATA nativo e fazê-lo "fingir" que é um Parallel Ata (PATA)
ou IDE, como se costuma chamar esse tipo de HD. Naturalmente tem de haver essa opção na Bios. Em alguns PCs essa opção vem com o nome de AHCI. Devido aos inúmeros modelos, fica inviável enumerá-las. Na hipótese desse método funcionar, seria interessante habilitar novamente o Suporte SATA depois da instalação bem-sucedida do XP, pois caso não faça isso, o desempenho do Seu HD pode ficar comprometido.
Quem possui um Notebook ou Desktop com placa-mãe Intel pode tentar entrar no Setup e ir na aba Info para verificar a versão da Bios que deve ser a 1.12, caso seja essa versão, é só ir em "Advanced", e na Opção "C3 Function" Alterar para "Enabled".

3. Quem já tentou, em vão, o método acima,ou seja, não encontrou a opção de desabilitar temporariamente o suporte SATA nativo, ou não achou o driver no site do fabricante ou do Chipset da sua placa para integrá-lo com o nLite, pode ainda baixar um pacote de drivers Aqui!
O arquivo está em formato 7Z e o tamanho é de 5,58 MB compactado e 32,10 MB descompactado. Você também poderá baixá-lo Aqui! (Formato: 7Z Tamanho Compactado: 6,05 MB).
Para descompactar arquivo no formato 7Z use o WinRar.
Caso queira o pacote de driver no formato Zip (Tamanho: 15 MB), clique Aqui! para baixá-lo.
Esse pacote vem com quase 150 Drivers e há uma grande chance do seu estar presente.
Para integrá-lo ao CD do seu Windows XP, veja Aqui! o tutorial.

Resumindo tudo, você só pode instalar o Windows XP num HD SATA dessa maneira:

- Usar um Windows XP com SP2 ou SP3 integrado e ter a sorte do seu driver genérico estar incluído;
- Baixar da net um CD com outros Drivers incluídos e também ter a sorte do seu estar nele;
- Integrar você mesmo o seu driver com a ajuda do nLite ou gravá-lo num Disquete, caso eu PC possua Floppy Disk;
- Desabilitar o suporte SATA na Bios, caso esta ofereça esse recurso;
- Baixar o pacote de Drivers do link acima e também integrá-lo com o nLite;
- Usar um PC com HD PATA. Nesse caso você instala o Windows XP sem precisar de nenhum driver adicional.

Infelizmente, por enquanto, é só isso que podemos fazer, e, em alguns casos seu PC pode não ter a opção de desabilitar o Suporte SATA pela Bios e nem o fabricante dispor de drivers SATA para Windows XP (alguns fabricantes não mais desenvolvem drivers para esse Sistema Operacional). Sendo assim, você terá que esquecer o Windows XP e instalar o Window Vista mesmo, pois esse reconhece qualquer HD SATA, ou então adquirir um PC com HD IDE (PATA), o que vai ser difícil de se encontrar no mercado, pois a maioria só vem com esse tipo de HD. Nesse caso, só recorrendo a terceiros.

Para baixar o nLite, clique Aqui!

0 comentários: