O Fim Desbloqueio e Suas Conseqüências


A Anatel depois de varias demonstrações da sua incompetência vai a partir para a medida eleitoreira, é a magia do ano de 2010, essa magia vai mudar a resolução 477/07que regulamenta o desbloqueio.


Sou a favor da medida, não por um bem intrínseco de aparelhos desbloqueados, mas acredito que ela beneficiará o mercado no longo prazo.

As conseqüências diretas da medida são varias, a primeira e mais importante e que ninguém vai gostar é o aumento de preço para compra do aparelho pré pago no primeiro momento (volto ao mérito depois). Podem esperar que os preços vão subir na TIM Claro e Vivo, talvez os da Oi (que as vezes super estima o preço de aparelhos desbloqueados) abaixem um pouco por conta que todos vão ficar no mesmo barco. A medida também vai ajudar a tirar processos dos juizados especiais se o desbloqueio é ou não gratuito.

Porem ela tem outra conseqüência que é o aumento de bandidos “virando serial” já que a medida irá atacar a principal fonte de receita das “assistências especializadas” em um primeiro momento.

Esse fator não deve ser ignorado, pois o roubo de celulares pode aumentar até que o mercado deixe de ficar saturado e só os melhores sobrevivam. Fiscalização nesse tipo de negocio terá que aumentar para coibir o mercado negro de peças e o que esquenta aparelhos roubados, e isso deve ser cobrado dos responsáveis pela fiscalização com muito mais rigor.

Desbloqueio estimula a concorrência entre os planos das operadoras já que elas não são mais donas dos aparelhos? Não, já que o apelo do consumidor são os planos intra operadora isso pouco irá mudar o jogo dos planos (espero de coração estar errado)

Evidente que os aparelhos de entrada da Vivo, os dual band americanos serão fortemente subsidiados já que há um bloqueio de freqüência para as outras operadoras.

Como será a resposta das demais em relação a esse subsidio? Se a Anatel realizar essa medida, as coisas vão por essa trilha.

Posted by Luiz Paulo Andrade http://allgsm.blogspot.com/

0 comentários: